14 de janeiro de 2018 às 02:00

Em um ano, Federer vai de incógnita a favorito no Aberto da Austrália

Em 2017, Roger Federer, 36, chegou ao Aberto da Austrália com muitas incertezas quanto ao seu estado físico e o que seria capaz de fazer.

Em 2017, Roger Federer, 36, chegou ao Aberto da Austrália com muitas incertezas quanto ao seu estado físico e o que seria capaz de fazer.

Não para menos. Era o seu primeiro torneio oficial em seis meses, após uma lesão no joelho esquerdo, e ele ocupava somente a 17ª colocação do ranking mundial.

Contra todos os prognósticos, o suíço levantou a taça derrotando na final o arquirrival Rafael Nadal.

Um ano depois, o cen√°rio √© bem diferente e totalmente favor√°vel ao su√≠√ßo, que enfrenta na estreia, na ter√ßa-feira (16), o esloveno Aljaz Bedene (49¬ļ do mundo).

Ap√≥s o Aberto da Austr√°lia, ele ganhou tamb√©m Wimbledon, chegando ao 19¬ļ t√≠tulo de Grand Slam. Faturou outras cinco ta√ßas, sendo tr√™s delas em Masters 1.000.

Com isso, fechou o ano na 2ª colocação do ranking mundial, posição que mantém.

"Estou bem preparado. Tudo agora é questão de passar bem, sem sustos pelas primeiras rodadas", disse.

Al√©m de viver grande fase e estar livre de les√Ķes, Federer v√™ seus principais advers√°rios sofrerem com o corpo.

Andy Murray, 30, operou o quadril e n√£o vai voltar a jogar antes de junho.

Novak Djokovic, 30, n√£o participa de torneio oficial desde julho por causa de uma les√£o no cotovelo direito. Voltou na √ļltima semana para partidas de exibi√ß√£o e adotou at√© um novo estilo de saque para n√£o prejudicar a regi√£o.

Atual 14¬ļ colocado do ranking mundial, poder√° ser rival de Federer na semifinal. Ele estreia diante do americano Donald Young (63¬ļ).

Outro que volta de les√£o √© Stan Wawrinka, 32. O su√≠√ßo, 9¬ļ do mundo, est√° fora de combate desde julho em virtude de cirurgia no joelho esquerdo. Pega na estreia Ricardas Berankis (138¬ļ).

L√≠der do ranking mundial, Rafael Nadal, 31, tem uma chave mais tranquila e na estreia,√†s 6h de segunda-feira (15) pegar√° o dominicano Victor Estrella Burgos (81¬ļ).

O espanhol vem tendo de lidar com uma lesão no joelho direito desde novembro e não participou de nenhum torneio preparatório para o Aberto da Austrália.

O Brasil tem um representante entre os homens. Rog√©rio Dutra Silva (100¬ļ) estreia por volta das 4h de segunda-feira contra Nick Kyrgios (17¬ļ).

No feminino, Bia Maia (70¬ļ) encara Lizette Cabrera (161¬ļ) na ter√ßa-feira.

Fonte: FOLHA

coment√°rios

Estúdio Ao Vivo