19 de outubro de 2019 às 07:23

Zoo de Sorocaba comemora 51 anos de existência com a entrega de bolos e presentes aos animais

Sauim-de-coleira, muriqui-do-sul, avestruz e a anta serão as espécies homenageadas

Crédito:Reprodução

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realiza neste domingo (20), das 14h30 às 16h30, uma programação especial para celebrar o aniversário de 51 anos de fundação do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, comemorado neste dia. Quatro espécies de animais que habitam o zoo vão ganhar parabéns, com a entrega de bolos e presentes nos próprios recintos, e o público terá a oportunidade de acompanhar de perto esse momento especial.

O objetivo da programação de aniversário do zoo é apresentar a toda a comunidade mais sobre os animais que habitam o espaço ecológico e o importante trabalho desenvolvido no zoo, que é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na categoria A, que é a mais elevada.

Esses “bolos” e “presentes”, chamados de enriquecimento ambiental, são na verdade alimentos e objetos preparados de forma especial pelos tratadores dos animais e pelos funcionários do Setor de Nutrição do zoológico, com o intuito de proporcionar um pouco de “diversão” aos bichos, promovendo o bem-estar animal. A ideia da atividade educativa é aproximar as pessoas desses animais e sensibilizá-las sobre a importância da conservação das espécies.

O primeiro animal a ganhar o parabéns será o sauim-de-coleira (Saguinus bicolo), às 14h30, uma espécie nativa de Manaus (AM) que está na lista vermelha de espécies ameaçadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Em seguida, às 15h, será a vez do muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) ser homenageado, um animal que só existe na Floresta Atlântica do Brasil e é uma das espécies de macaco mais ameaçada de extinção do mundo em razão da destruição do habitat natural, a baixa taxa de reprodução da espécie e a caça. Considerado o maior primata das Américas, o muriqui-do-sul também é conhecido como mono-carvoeiro.

O terceiro bicho a ganhar o enriquecimento ambiental no domingo será o avestruz (Struthio camelus), às 15h30. Para finalizar, às 16h, o zoo presenteará as antas (Tapirus terrestris), o maior mamífero terrestre do Brasil. A espécie é encontrada na América do Sul e está na lista como uma espécie vulnerável à extinção, segundo a IUCN, e também consta na “Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção” do ICMBio.

Para acompanhar a atividade não é necessário se inscrever, basta apenas estar em frente ao recinto de cada espécie no horário marcado. O Parque Zoológico Municipal está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454. Secom/Sorocaba

Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br

comentários

Estúdio Ao Vivo