Oevento ..."> Oevento ..."/> Oevento ..."/>

14 de abril de 2018 às 07:44

Vigilância em Saúde de Sorocaba promoveu encontro sobre enfrentamento da Influenza

O evento contou com a participação de representantes das 32 UBSs de Sorocaba. Vacinação começa no dia 23 de abril.

Crédito:Secom/Sorocaba

A Vigilância em Saúde de Sorocaba, pensando na importância das ações preventivas contra a gripe, promoveu na quinta-feira (12) um encontro sobre enfrentamento da Influenza. A apresentação ocorreu no Salão de Vidro do Paço Municipal e foi liderada pela médica infectologista e gestora da Vigilância em Saúde, Dra. Priscila Helena dos Santos, e pela enfermeira e chefe da Divisão Epidemiológica do Município, Daniela Malaquias. O evento contou com a participação de representantes das 32 Unidades Básicas de Saúde, das setes Unidades de Urgência e Emergência e hospitais da cidade.

Na primeira parte do bate-papo, a médica Priscila exibiu um material sobre o cenário atual epidemiológico em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e aos casos identificados pelo vírus Influenza. Em Sorocaba, neste ano de 2018, foram notificados seis casos de SRAG, sendo descartado influenza em cinco casos e um caso ainda aguarda resultado. Até o momento, Sorocaba não registrou caso grave causado pelo vírus Influenza. A gestora também explicou sobre os critérios para notificação dos casos, manejo clínico, administração das doses de Oseltamivir (popularmente conhecido como Tamiflu), dispensação de medicamentos, quimioprofilaxia, coleta de amostras e medidas preventivas para a transmissão de doenças respiratórias em ambiente escolar e de trabalho.

 

Priscila ressaltou que segundo o Ministério da Saúde, a vacina da gripe que será disponível no Brasil nessa temporada contém proteção contra versão do H3N2, vírus que circulou com força no hemisfério norte em janeiro desse ano.

A chefe da Divisão Epidemiológica, Daniela Malaquias, ficou responsável pela apresentação da 20ª Campanha Contra a Gripe, que de acordo com o Governo Federal, acontecerá no período de 23 de abril a 01 de junho. No dia 12 de maio será realizado o “Dia D”, data da mobilização nacional. Daniela destacou que tanto as doses de vacinas como os insumos relativos à campanha (seringas, agulhas), ainda serão entregues pela Secretaria de Estado da Saúde.

 

A chefe da Divisão Epidemiológica, Daniela Malaquias, ficou responsável pela apresentação da 20ª Campanha Contra a Gripe, que de acordo com o Governo Federal, acontecerá no período de 23 de abril a 01 de junho. No dia 12 de maio será realizado o “Dia D”, data da mobilização nacional. Daniela destacou que tanto as doses de vacinas como os insumos relativos à campanha (seringas, agulhas), ainda serão entregues pela Secretaria de Estado da Saúde. Secom/Sorocaba(14/04/18)

Fonte: Secom/Sorocaba

comentários

Estúdio Ao Vivo