Aunidade..."> Aunidade..."/> Aunidade..."/>

10 de maro de 2018 às 07:55

UBS Brigadeiro Tobias terá programação do Dia da Mulher neste sábado

A unidade estará aberta para as mulheres, das 8h às 16h. 

Crédito:Secom/Sorocaba

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Secretaria de Saúde (SES) realizará uma programação especial neste sábado (10) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Brigadeiro Tobias. A unidade estará aberta para as mulheres, das 8h às 16h, e terá coleta de papanicolau, teste rápido para detecção de IST, planejamento familiar e corte de cabelo.

Das 8h às 16h, haverá uma força-tarefa na coleta de papanicolau. Este exame deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame anualmente.

Também será oferecido teste rápido para detecção de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), ação que faz parte da Campanha Fique Sabendo. O objetivo é incentivar a realização de testes para detecção de HIV e sífilis e buscar o diagnóstico precoce das infecções. Esses testes serão oferecidos enquanto a unidade estiver aberta.

Às 13h30, haverá um Planejamento Familiar, que é um encontro sob a liderança de um enfermeiro para orientar sobre métodos contraceptivos. De acordo com a coordenação da unidade, é uma reunião com informações e orientações tanto para mulheres que desejam engravidar ou para as que queiram evitar.

Durante a tarde, das 13h às 16h, uma cabeleireira estará na unidade oferecendo corte de cabelo a todas as mulheres. Para a ação especial, estarão escalados cerca de 10 profissionais da área de saúde. Para participar, a paciente deve portar documento de identificação com foto, cartão da UBS e cartão SUS. A UBS fica situada à Rua Ana Gomes Correa, 55. Fonte:  www.sorocaba.sp.gv.br (10/03/18)

 

Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br

comentários

Estúdio Ao Vivo