Notícias

05 de novembro de 2019 às 06:03

Sorocaba terá rodízio de abastecimento de água

Cortes acontecerão das 17h às 6h do dia seguinte, conforme agenda anunciada semanalmente

Crédito:Secom/Sorocaba

A partir desta quarta-feira (dia 6), entra em vigor o processo de interrupção programada no abastecimento de água em Sorocaba. A interrupção ocorrerá das 17h às 6h do dia seguinte e, em sistema de rodízio em ciclos de quatro dias, atingirá todas as regiões da cidade. A medida foi anunciada ontem (4), durante entrevista coletiva da prefeita Jaqueline Coutinho e do diretor geral do SAAE, Mauri Pongitor.

A implantação da interrupção programada no abastecimento em sistema de rodízio é uma medida de enfrentamento à atual situação do abastecimento e consequência de três fatores principais, com reflexos diretos na distribuição da água à população. Já há alguns dias, SAAE e Prefeitura têm emitido alertas de desabastecimentos pontuais principalmente nas regiões mais altas da cidade.

As causas da medida anunciada na entrevista coletiva e que visam garantir um abastecimento equânime para toda cidade são: 01 – A falta de chuvas consistentes na cidade – que já dura mais de três meses; 02 – A situação dos mananciais que abastecem a cidade de água bruta, Ipaneminha já está praticamente esgotado e outros dois estão em situação dramática (Ferraz e Castelinho); e 03 – Consumo excessivo pela população, em razão do forte calor registrado na cidade nas últimas semanas.

Essa medida afetará 150 bairros da cidade. A paralisação no abastecimento será mantida até que haja melhora ou normalização no nível das represas. Secom/Sorocaba

Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br

comentários

Estúdio Ao Vivo