06 de julho de 2018 às 06:32

Sorocaba enfrenta período de chuvas abaixo da média

O Saae reforça o pedido para que a população evite o desperdício de água.

Crédito:Secom/Sorocaba

A Defesa Civil de Sorocaba, órgão ligado à Secretaria de Segurança (Sesdec), da Prefeitura, informa que o município de Sorocaba completou, na última quinta-feira (05), 22 dias de estiagem. O período seco da cidade é reflexo de um semestre com chuvas abaixo da média. Em junho, foram registrados 36 mm de chuva, volume bem abaixo do esperado, 168 mm a menos que o mesmo mês do ano anterior, onde foram registrados 204 mm de chuva. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) reforça o pedido para que a população evite o desperdício.

De acordo com dados da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, repassadas à Defesa Civil de Sorocaba, a previsão de chuva para o mês de julho também será abaixo da média (22,0 mm), quando deveria ser de 55,7mm. Para os dois meses seguintes, a previsão é de 62,3 para setembro, e 83,8 para outubro. A partir deste, aliás, a previsão de chuvas aumenta, e segue assim para o último trimestre do ano: 163,3mm para outubro 199,9mm para novembro e 237,3mm para dezembro.

Este período seco para o mês atual se dá aos bloqueios atmosféricos, que impedem que sistemas meteorológicos avancem para o Estado. Já o aumento para os meses seguintes ocorre devido ao desaparecimento deste bloqueio, e, consequentemente, a volta das chuvas. Vale ressaltar que apesar da volta das chuvas para os meses de agosto e setembro, o volume continua não sendo muito grande, por conta da média climatológica continuar muito baixa. Porém, a partir de outubro, as chuvas devem aumentar consideravelmente. Secom/Sorocaba(06/07/18)

Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br

comentários

Estúdio Ao Vivo