01 de dezembro de 2018 às 11:09

Sias fará ação em prol das pessoas em situação de rua

A mobilização terá duração de um mês, indo até o dia 31 de dezembro, e será feita em todo o perímetro urbano da cidade.

Crédito:Secom/Sorocaba

A Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Especializado à Pessoa em Situação de Rua “Casa Azul”, irá deflagrar neste sábado (1º de dezembro), uma ação que visa o acolhimento de pessoas em situação de rua para a Casa Azul/SOS. A mobilização terá duração de um mês, indo até o dia 31 de dezembro, e será feita em todo o perímetro urbano da cidade.

A ideia é que a população ajude na busca ativa das pessoas nessa condição, informando à Sias, a localização dessas pessoas através do telefone do Serviço de Abordagem pelos telefones (15) 3229-0777, 3229-0774, 99841-6285 ou ainda 99614-1954.

A população que se encontra em situação de rua, caracteriza-se por ser um grupo composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza extrema, vínculos interrompidos ou fragilizados e a falta de habitação convencional regular, encontrando como alternativa, fazer das ruas um espaço de moradia e sustento, de forma temporária, ou até mesmo, permanente.

De acordo com a secretária de Igualdade e Assistência Social, Cíntia de Almeida, essa mobilização é um ganho para a cidade e para as pessoas nessa condição, que poderão ter o acolhida, atendimento e oficinas sócioeducativas realizadas na Casa Azul. “Será uma verdadeira força tarefa, com as ações sendo realizadas aos finais de semana e feriados de Natal e Ano Novo; tudo em prol do resgate de vínculos familiares e da melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, explicou a secretária Cíntia de Almeida.

A Casa Azul, por meio do serviço especializado a esse grupo de pessoas em situação de rua, desenvolve ações diariamente com a finalidade de oportunizar aos indivíduos a construção de novos projetos de vida, com atendimento psicossocial, atividades de convivência, e até a reconstrução de vínculos familiares, encaminhando para as cidades de origem, as pessoas que tiverem o interesse de retorno mediante concessão pela Sias da passagem de ônibus”, destacou.

O serviço proporciona, ainda, outros encaminhamentos a rede socioassistencial e às demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência, além da provisão de documentação civil e a criação de um endereço institucional para utilização como referência do usuário, contribuindo para o enriquecimento do sistema de registro dos dados, permitindo um melhor acompanhamento do trabalho social.

O Serviço Especializado às Pessoas em Situação de Rua “Casa Azul”, atende na rua Rubens Antônio Nazaré dos Santos, 164 – Vila Rica (Zona Oeste).

Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br

comentários

Estúdio Ao Vivo