Notícias

12 de fevereiro de 2020 às 07:08

Santa Casa de Sorocaba inaugura Centro de Radioterapia

O acelerador linear, custeado pelo Ministério da Saúde, tem capacidade para atender 50 pacientes ao mês.

Crédito:Secom/Sorocaba

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba inaugurou ontem (11) o novo Centro de Radioterapia. Uma solenidade realizada pela manhã comemorou o início das atividades, após anos de espera e pelo menos 12 meses de atraso para a inauguração.

O acelerador linear, custeado pelo Ministério da Saúde, tem capacidade para atender 50 pacientes ao mês, segundo o diretor-presidente da unidade de saúde, padre Flávio Jorge Miguel Júnior.  

Aceleradores lineares são equipamentos utilizados em uma modalidade do tratamento de câncer, que é a radioterapia. É um aparelho que gera uma forma de radiação, através de corrente elétrica, e o aparelho direciona para a área que se deseja tratar. Essa radiação no tecido doente promove a destruição desse tecido.

Essa modalidade de tratamento contra o Câncer é muito importante para uma série de tumores. Ele tem um tratamento que pode ser curativo, empregando radioterapia associada à quimioterapia. Então a existência desses equipamentos, para muitos pacientes é uma opção de cura que existe para doença dele. Em outras situações, onde a doença não é curável, por exemplo, um paciente que tem um câncer avançado, consegue aliviar os sintomas pelo tratamento de radioterapia, explica gestor da unidade. Então, ressalta, melhora a qualidade de vida de pessoas que estão tratando dessa doença. 

Fonte: Secom/Sorocaba

comentários

Estúdio Ao Vivo