Asplacas..."> Asplacas..."/> Asplacas..."/>

09 de maro de 2018 às 10:46

Placas no entorno do Parque da Biodiversidade visam reduzir atropelamento da fauna

As placas, de caráter educativo, foram instaladas próximas ao Parque, onde existe uma grande circulação de veículos.<

Crédito:Secom/Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), deu início nesta semana ao projeto de sinalização da zona de amortecimento do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves” (PNMCBio). Para isso, foram instaladas duas placas educativas em trechos da avenida Itavuvu, com o objetivo de difundir informações e sensibilizar os motoristas que trafegam pela região sobre a problemática do atropelamento de animais nas imediações da unidade de conservação e da importância da conservação da biodiversidade local.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, o Parque da Biodiversidade desempenha um importante papel ecológico por funcionar como um corredor para fauna. “Temos registrados animais como veado-catingueiro, lobo-guará, cachorro-do-mato e até mesmo onça-parda no parque e em seu entorno”, afirma o titular da pasta.

As placas, de caráter educativo, foram instaladas próximas ao Parque da Biodiversidade, onde existe uma grande circulação de veículos, sendo frequentes os atropelamentos de animais nesse trecho. A orientação  é para que o motorista reduza a velocidade de tráfego para a proteção da fauna que, por ventura, venha utilizar a via como passagem entre áreas verdes adjacentes.

Ações que visem à proteção da fauna são necessárias, uma vez que existe no entorno do parque uma rodovia, que tende a ser uma atividade conflitante do ponto de vista ecológico. Para isso, são pensadas ações que busquem a sensibilização dos usuários da rodovia com relação à diminuição da velocidade de tráfego na via para minimizar as ocorrências de atropelamentos no local.

Em paralelo, por meio de uma parceria com a Urbes – Trânsito e Transportes, serão reforçadas as placas de sinalização de velocidade neste trecho da avenida Itavuvu, que é de 50 km/h, além de buscar alternativas quanto à instalação de redutores de velocidade e demais estratégias que visem a proteção da fauna do local. Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br (09/03/18)

Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br

comentários

Estúdio Ao Vivo