16 de outubro de 2019 às 06:45

Placas de alerta para proteger as capivaras são instaladas em Sorocaba

A instalação das placas objetiva evitar atropelamentos de capivaras nas avenidas Dom Aguirre e XV de Agosto

Crédito:Secom/Sorocaba

Começou ontem (15) a implantação de totens, principalmente na avenida Dom Aguirre, alertando os condutores sobre a presença de capivaras na via. A medida, tomada em conjunto pela Urbes – Trânsito e Transportes e pela Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), após pedido da prefeita Jaqueline Coutinho, tem como objetivo proteger especialmente esses animais silvestres de atropelamentos, que acontecem com mais frequência à noite. As capivaras habitam banhados, margens de rios e lagos e podem ser vistas, vivendo em família, ao longo do Rio Sorocaba.

Ao todo, serão instalados onze totens em pontos estratégicos da Avenida Dom Aguirre e Avenida Quinze de Agosto, onde há a maior presença dos animais.  Os primeiros painéis a serem instalados estão próximos à Praça Lions e alertam os condutores a sempre redobrarem a atenção e reduzir a velocidade nesses pontos. Um atropelamento de uma capivara pode ter sérias consequências para pessoas e animais. A instalação acontecerá ao longo da semana.

A capivara é o maior roedor do mundo e é nativa da fauna brasileira, se alimenta de gramíneas e vegetação aquática. A espécie possui um corpo robusto e musculoso, coberto por pelos marrom-escuros, que pode atingir cerca de 1,3 m de comprimento e 60 cm de altura. Seu peso varia, e esses mamíferos apresentam, em média, de 20 kg a 80 kg. Secom/Sorocaba

Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br

comentários

Estúdio Ao Vivo