18 de setembro de 2018 às 10:03

Nível de chuvas em Sorocaba está dentro do esperado para o mês

Sorocaba deve ter chuva até quinta-feira (20), sendo 5mm para esta terça-feira (18),  8mm para quarta-feira (19)

Crédito:Secom/Sorocaba

O volume de chuva registrado nos primeiros quinze dias de setembro atingiu 47 mm ontem (17) e está dentro do esperado para o mês, que deve fechar com aproximadamente 97mm de precipitação.  As chuvas foram mais intensas de sexta-feira (14) até esta segunda-feira (17), mas não foi registrada nenhuma intercorrência mais grave.  As informações são da Defesa Civil, ligada à Secretaria de Segurança (Sesdec) da Prefeitura de Sorocaba, e que monitora as condições climáticas na cidade.

De acordo com o coordenador do órgão no município, Davi Dutra, os maiores volumes de chuva nos últimos dias foram registrados nas regiões do Éden, Aparecidinha e Paço Municipal (Alto da Boa Vista), com 1,5mm, 5mm, 2 mm respectivamente. “Não são volumes intensos, portanto, podemos dizer que as chuvas são razoáveis para este período do ano”, disse. O índice pluviométrico, entretanto, continua baixo quando comparado ao mesmo período em anos anteriores, e o nível do Rio Sorocaba também”, disse.

Dutra ressaltou ainda que, mesmo quando não houver registro de chuvas mais fortes, é preciso ficar atento ao menor sinal de perigo.  “As pessoas podem presenciar rachaduras nos imóveis, muros, até mesmo um pequeno encurvamento de postes e árvores, e achar que aquilo é natural. Mas solicitamos à população que acione a Defesa Civil pelo telefone 199 para que façamos a avaliação in loco e constatarmos se há ou não risco de queda”, ressaltou.

 

No mês de agosto passado, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, havia emitido um boletim com dados sobre o índice pluviométrico de Sorocaba para este segundo semestre.  De acordo com o boletim, Sorocaba teria 83,8mm em setembro, 163,3mm em outubro, 199,9mm para novembro e 237,3mm para dezembro.

Vale ressaltar que, segundo a Somar Meteorologia, empresa que fornece informações climáticas ao governo do estado de São Paulo – que as repassa aos municípios -, Sorocaba deve ter chuva até a próxima quinta-feira (20), sendo 5mm para esta terça-feira (18),  8mm para quarta-feira (19) e 10mm  para quinta-feira (20). Já de sexta-feira a domingo, porém, o tempo deverá ser firme, sem ocorrência de chuva. Secom/Sorocaba(18/09/18)

Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br

comentários

Estúdio Ao Vivo