23 de janeiro de 2019 às 07:41

Força-tarefa de combate aos escorpiões faz número de chamados à prefeitura cair quase 20 vezes

Até o último dia 15, 2.490 casas foram visitadas pelas equipes da Divisão de Zoonoses e 315 toneladas de entulhos for

Crédito:Secom/Sorocaba

Iniciada em dezembro de 2018, conforme determinação do prefeito José Crespo, a força-tarefa de combate aos escorpiões montada na Prefeitura de Sorocaba, envolvendo várias secretarias, conseguiu reduzir em menos de 30 dias o número de chamadas diárias atendidas pela Ouvidoria Geral do Município, órgão vinculado à Secretaria de Gabinete Central (SGC). De acordo com a Ouvidora Geral do Município, Liliana de Jesus, o número de chamadas diárias era em média de 56 atendimentos. Hoje, caiu para apenas 3, quase 20 vezes menos.

Conforme balanço divulgado pelas secretarias envolvidas, até o último dia 15 de janeiro, 2.490 casas foram visitadas pelas equipes da Divisão de Zoonoses e 315 toneladas de entulhos foram retiradas de áreas públicas, números que devem aumentar até o final da força-tarefa. Além disso, o programa ‘Cidade Limpa’, liderado pela Secretaria de Gabinete Central por meio da Ouvidoria Geral do Município, deve recolher até dia 31 de janeiro, objetos inservíveis descartados por moradores de 50 bairros da cidade.

O saldo positivo é graças ao trabalho desenvolvido por várias secretarias, como a da Saúde (SES), por meio da Divisão de Zoonoses, responsável por verificar condições favoráveis à proliferação do escorpião e passar orientações à população, assim como as secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo), na retirada de entulhos em área pública, e de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), que realiza a roçagem de mato alto, além do Saae-Sorocaba, na limpeza de bocas de lobo, e propriamente a Ouvidoria que recebe as solicitações e as encaminham para as respectivas secretarias.

“Inicialmente, nosso projeto era atender 11 bairros de Sorocaba, mas o prefeito nos orientou que levássemos esse trabalho a mais bairros possíveis, o que acabou acontecendo. Nossas equipes ficarão nas ruas até o final do mês para esse trabalho de recolher os materiais inservíveis que ficam, principalmente, nos quintais”, explicou a Ouvidora Geral do Município.

A programação da força-tarefa deve ser finalizada no início de fevereiro, quando será realizado o Dia D de combate ao escorpião e outros animais peçonhentos. A ação contará com a distribuição de panfletos educativos nos semáforos da cidade, a fim de manter a cidade limpa oferecendo mais qualidade de vida à população. Secom/Sorocaba (23/01/19)

Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br

comentários

Estúdio Ao Vivo