07 de janeiro de 2020 às 07:03

Crianças vão descobrir a importância dos insetos no curso de férias do Parque da Biquinha

Serão quatro dias de aprendizado e diversão para a garotada.

Crédito:Secom/Sorocaba

A partir desta quarta-feira (8), 40 crianças de 8 a 11 anos de idade vão participar do “Férias na Bica” no Parque da Biquinha com uma programação lúdica e educativa com o tema “Vida de Insetos”, oferecida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema). Serão quatro dias de aprendizado e diversão para a garotada, nos quais elas vão descobrir a importância dos insetos.

A ideia da Sema é aproveitar esta época de recesso escolar e proporcionar às crianças um lazer educativo em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, por meio de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo e o cuidado com o meio ambiente. A programação ocorrerá entre 8h30 e 12h e contará com atividades variadas, como trilhas, oficinas, peça de teatro, bate-papo, jogos cooperativos e uma tarefa social.

No primeiro dia, o curso de férias contará com uma caminhada pelas trilhas do parque e a apresentação do tema, além de uma oficina de abelhas com rolinhos, brincadeiras sobre insetos e jogos cooperativos.

Na quinta-feira (9), o “Férias na Bica” terá a Trilha do Detetive, quando as crianças vão pesquisar, utilizando lupas, alguns insetos que habitam o parque e suas principais características. Eles também vão aprender a fazer um imã de borboleta, uma mariposa no palito e uma lagarta, utilizando a técnica de dobradura do origami. Para encerrar, a equipe de Educação Ambiental da Sema vai promover um bate-papo sobre mariposa e borboleta, além de brincadeiras e jogos cooperativos.

Já na sexta-feira (10), a garotada vai levar os produtos de higiene infantil que arrecadou durante a semana, que serão doados a crianças de uma entidade assistencial de Sorocaba. A atividade faz parte da Tarefa Social do curso de férias. Outras atividades serão uma exposição sobre o mosquito Aedes aegypti com a equipe da Zoonoses, brincadeira da boca do sapo, teatro de fantoche sobre a dengue com a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), pintura facial e uma oficina de mosquito com garrafa pet.

No último dia (11), as atividades ocorrerão, das 9h às 11h, no Parque Natural “Chico Mendes” e vão celebrar o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos em Sorocaba (11 de janeiro), que integra o calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, através da Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009. Para começar será realizado um café da manhã coletivo com as crianças e os pais. Na sequência, elas vão conhecer o Meliponário e o Viveiro de Mudas do “Chico Mendes”. Para finalizar a manhã, as crianças vão falar sobre o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos para os pais e serão convidados a conhecerem a Feira de Orgânicos, que ocorre todos os sábados no parque.

O Parque da Biquinha está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3224.1997. Secom/Sorocaba

Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br

comentários

Estúdio Ao Vivo