17 de outubro de 2019 às 09:59

Crianças podem participar da ‘Passarinhada’ no Campolim neste sábado

A atividade gratuita acontece das 8h às 12h.

Crédito:Secom/Sorocaba

As crianças de 6 a 12 anos de idade podem participar gratuitamente neste sábado (19), das 8h às 12h, do encontro do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves) no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, onde terão a oportunidade ver, a olho nu e também utilizando binóculos, as espécies de pássaros que habitam o local. O grupo vai participar do Global Big Day, um evento em que pessoas do mundo inteiro observam as aves e compartilham as informações observadas durante as “passarinhadas”.

A ação de Educação Ambiental é realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), e visa reunir as crianças que gostam de aves, tem interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e conhecer um pouco sobre as características de algumas das espécies, suas curiosidades e papel ecológico.

Sorocaba abriga aproximadamente 300 espécies de aves. Já no Parque do Campolim foram registradas cerca de 80 espécies. Atividades dessa natureza ajudam as pessoas a conhecerem as aves que ocorrem nos diferentes espaços, identificar padrões de ocorrência e compreender a importância da conservação das áreas verdes para manutenção da biodiversidade.

Com isso, o Coaves Kids contribui para o protagonismo infantil e fomenta ações individuais e coletivas em prol da conservação dos ambientes naturais e urbanos nas crianças e também em seus familiares.

A programação deste sábado também contará com uma exposição interativa que vai apresentar ao público do parque algumas aves taxidermizadas (“empalhadas”) e ninhos. Por último, será realizado um piquenique com todos os participantes.

 

De acordo com a Sema, o ideal é que a garotada use roupas discretas, evitando cores fortes, além de usar boné e protetor solar. Crianças com menos de seis anos devem estar com um responsável adulto durante todo o evento. Já os novos integrantes devem ir ao parque com os pais ou um adulto responsável para preencher a ficha de inscrição ou ainda solicitar a ficha por e-mail.

O ponto de encontro será ao lado dos aparelhos de ginástica do parque, que está localizado na avenida Antônio Carlos Comitre, s/nº, no Campolim. Mais informações sobre o Coaves Kids podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221.6643 (Parque da Água Vermelha), de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, ou pelos e-mails parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br e observadoresdeavesdesorocaba@gmail.com. Secom/Sorocaba

Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br

comentários

Estúdio Ao Vivo