Notícias

13 de agosto de 2019 às 10:00

‘Clubinho do Refúgio’ do Parque da Água Vermelha faz campanha alusiva ao “Dia de Combate à Poluição”

A atividade acontece nesta terça(13) e conta com exposição educativa e um bate-papo com as crianças<

Crédito:Secom/Sorocaba

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), por meio da equipe educativa do Parque da Água Vermelha, realiza nesta terça-feira (13), mais uma reunião do Clube Ecológico do Refúgio – “Clubinho do Refúgio”. Este projeto é realizado em parceria com a Associação Nova Geração (ANG) do Bairro Refúgio, que tem como objetivo promover atividades educativas e recreativas para tirar as crianças das ruas.

 

Estas atividades são relativas ao “Dia de Combate à Poluição”. A data pertence ao calendário de datas comemorativas alusivas ao Meio Ambiente, conforme a Lei Municipal nº 8.812 de 2009.

Neste dia, as crianças trabalharão com tema “Combate às queimadas”, uma ação de sensibilização contra este ato criminoso que deve ser banido a partir da mudança de comportamento. Haverá uma exposição educativa com animais empalhados de espécies que vivem em Sorocaba e região que sofrem diretamente com as consequências das queimadas, tais como: o lobo-guará, o cachorro do mato, entre outros.

 

Estarão expostos animais que morreram em consequência das queimadas, como um jabuti e um tamanduá bandeira. “A partir da exposição, e por meio de um bate-papo com as crianças, objetivamos sensibilizá-las sobre este problema ambiental e convidá-las a multiplicar este conhecimento na família, na escola e em toda a comunidade”, comenta a Educadora Ambiental, Viviane Rachid.

 

Como a população pode e deve ajudar?

 

A população também deve colaborar, através da denúncia pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros ou 153 da Guarda Civil Municipal. Além de orientar parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas causados pelas queimadas.

 

Assim, algumas ações devem ser evitadas, tais como: não jogar bituca de cigarro em locais inadequados; não acender fogueiras; não colocar fogo em lixo e em folhas secas e, principalmente, não soltar balões, por ser perigoso e por ser crime. É muito importante que proprietários de terrenos os mantenham sempre limpos. A queimada é crime e a multa pode chegar a R$ 2.800,00.

Vale lembrar que as queimadas também trazem danos à saúde, comprometendo, principalmente, quem sofre com problemas respiratórios crônicos, como a asma e a bronquite. Outro risco está na queima de lixo, quando são lançados na atmosfera compostos tóxicos, que podem provocar severas irritações às vias respiratórias. Além disso, a queima de qualquer material produz o gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas do planeta. Secom/Sorocaba

Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br

comentários

Estúdio Ao Vivo