Notícias

19 de julho de 2018 às 10:19

Campanha educativa de prevenção às queimadas estará no Jardim Ipiranga

Será nesta sexta-feira (20), das 9h às 12h, na Casa do Cidadão Jardim Ipiranga.

Crédito:Secom/Sorocaba

Além dos ônibus do Transporte Coletivo que circulam diariamente por todas as regiões da cidade com uma mensagem da Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), possui outras frentes de ação para sensibilizar a população quanto aos problemas decorrentes da queimada e, assim, diminuir os focos de incêndio. Nesta sexta-feira (20), das 9h às 12h, será realizada uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) da fauna da região na Casa do Cidadão Jardim Ipiranga.

“As nossas ações educativas estão sendo realizadas prioritariamente nos bairros com maior incidência de queimadas, que são Brigadeiro Tobias, Éden e Jardim Ipiranga. A nossa ideia é orientar e sensibilizar os moradores sobre os riscos, não apenas para a saúde, mas também para o meio ambiente”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

As queimadas se agravam nesta época do ano, pois corresponde ao período de estiagem, o que contribui muito para o tempo ficar ainda mais seco e consequentemente mais fácil de ocorrer focos de incêndios. “No dia 28 de julho, num sábado, estaremos com a atividade em nosso zoológico, que é um local bastante movimentado, onde circulam pessoas de diversos bairros da cidade”, conta.

Para sensibilizar a população, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins utiliza como estratégia uma exposição de animais taxidermizados de algumas espécies que vivem na região e que sofrem com as queimadas urbanas, como o lobo guará, o veado-catingueiro, tatu-galinha, lobo-guará, coruja-buraqueira e o tamanduá-bandeira.

Para ajudar, a população deve fazer a sua parte denunciando uma ocorrência pelo telefone 193 (Corpo de Bombeiros). Os cidadãos também podem contribuir não ateando fogo em mato, lixos e folhas; descartando corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; não jogando bituca de cigarro nas vias públicas; e orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas da queimada. Além disso, é muito importante os terrenos sejam mantidos limpos pelos proprietários. Secom/Sorocaba(19/07/18)

Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br

comentários

Estúdio Ao Vivo