30 de julho de 2018 às 07:04

Campanha contra Hepatite C realiza 275 exames no centro de Sorocaba

O número de pessoas que fez o teste foi acima do esperado, segundo a coordenadora da campanha. Ônibus Rosa também fez a

Crédito:Secom/Sorocaba

A Secretaria da Sáude de Sorocaba (SES), por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, promoveu no sábado (28), na Praça Coronel Fernando Prestes, centro da cidade, um mutirão de testes visando conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais, dentro da Campanha Julho Amarelo.

Das 9h às 15h, 275 pessoas entre homens e mulheres aproveitaram para fazer o teste de Hepatite C na tenda montada pela secretaria.  Desse total, apenas 3 tiveram resultado positivo para a doença e receberam orientação a procurar um atendimento médico. Ainda como parte da Campanha, a equipe da secretaria da Saúde – com médicos, enfermeiros e agentes de saúde -, fez a distribuição de preservativos e orientou o público sobre a doença, que é silenciosa e normalmente não apresenta sintomas.

Os testes realizados na praça central de Sorocaba foram feitos de forma rápida e precisa.  Cada pessoa interessada no teste respondeu a um questionário com perguntas se havia feito cirurgia, se tinha passado por transfusão de sangue, se compartilhava seringas e alicates de unha, entre outras.  Dali para o teste, feito com apenas uma gota de sangue da ponta do dedo, e para o resultado não passou de 20 minutos, tempo precioso pra saber se estava ou não com o vírus da Hepatite C e receber o devido encaminhamento.

De acordo com a organizadora da campanha e coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, o número de pessoas que fez o teste foi acima do esperado, surpreendendo a equipe. Ainda de acordo com Helena, o enfoque da campanha neste ano está sendo o exame da Hepatite C para que as pessoas tenham se testado ao menos uma vez na vida, especialmente aos homens maiores de 40 anos. “A intenção foi levar conhecimento à população através de informações sobre esse agravo pouco abordado no cotidiano”, explicou Helena.

Ônibus Rosa na Praça

O Ônibus Rosa, unidade móvel da Secretaria da Saúde de Sorocaba, também ficou à disposição das mulheres na Praça Coronel Fernando Prestes, durante a campanha contra a Hepatite C.

De acordo com a enfermeira responsável pelos exames, Edneide Batista, 22 mulheres passaram por atendimento com a coleta do exame Papanicolau (detecção do câncer do colo do útero), testes de gravidez, coleta de citologia de mama e pedidos para exames de mamografia, além de orientações sobre planejamento familiar.

As mulheres atendidas foram orientadas a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas residências para receber o resultado dos exames e saber a data para as mamografias.

Para ser atendida é necessário levar um documento de identidade, o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão da Unidade Básica de Saúde (UBS), para facilitar encaminhamentos e agendamentos. Secom/Sorocaba (30/07/18)

 

Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br

comentários

Estúdio Ao Vivo