12 de junho de 2018 às 08:21

Blitz da Biodiversidade abordou 80 motoristas em Sorocaba

A blitz teve como objetivo sensibilizar os motoristas de Sorocaba e região sobre o problema do atropelamento de anima

Crédito:Secom/Sorocaba

A 9ª Blitz da Biodiversidade realizada ontem de manhã (11), na avenida Itavuvu, próximo ao Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade, resultou na abordagem de 80 veículos pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o que totalizou a sensibilização de cerca de 120 pessoas.

Realizada dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, que celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a blitz contou com apoio de agentes de trânsito da Urbes e da Guarda Civil Municipal (GCM). De acordo com o secretário Jessé Loures, a blitz é uma parceria realizada entre o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e o Parque da Biodiversidade, e tem como objetivo sensibilizar os motoristas de Sorocaba e região sobre o problema do atropelamento de animais silvestres e também divulgar o Sistema Urubu, considerado a maior rede social de conservação da biodiversidade brasileira.

O Sistema Urubu possui um aplicativo de celular gratuito chamado Urubu Mobile que auxilia no levantamento de animais atropelados em todo território nacional para fins de pesquisa e execução de ações preventivas em relação a este problema. Seu uso é muito simples: encontrando um animal atropelado, a pessoa tira uma foto usando o aplicativo. O local da foto e a data são marcados automaticamente e a imagem é enviada para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE). Os profissionais do CBEE, por sua vez, juntam todos os dados enviados para fazerem a análise dos pontos mais vulneráveis e, então, proporem mudanças para reduzir os atropelamentos. (Secom/Sorocaba)

Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br

comentários

Estúdio Ao Vivo