07 de março de 2019 às 07:21

Ampliação temporária das calçadas do Centro é prorrogada até dia 23 de março

Pesquisas revelam que 70% dos entrevistados desejam uma ampliação definitiva

Crédito:Secom/Sorocaba

O projeto de ampliação temporária das calçadas da rua da Penha no Centro de Sorocaba será prorrogado até o dia 23 de março. Com objetivo de dar mais mobilidade aos pedestres, foram colocados cones delimitando as vagas que eram destinadas aos estacionamentos dos veículos, à passagem dos pedestres, proporcionando assim mais espaço a quem transita a pé pelo local. Desde o dia 16 de fevereiro, a intervenção ocorre no trecho entre os cruzamentos das ruas Miranda de Azevedo, Padre Luiz e Coronel Benedito Pires, em um total de 255 metros de extensão.

Equipes da Educação para o Trânsito da Urbes realizam pesquisas no local, em dias e horários alternados para analisar a satisfação de quem utiliza o espaço. Alguns dos dados colhidos revelam que 70,6% gostaria que fosse permanente e 55,9% gostou do novo desenho da rua. No primeiro dia da ação, durante uma hora, a contagem de pedestres que passou pelo trecho foi de aproximadamente 2 mil pessoas. Outra informação importante obtida em pesquisa reforça a importância do projeto, 60% das pessoas que circulam a pé pelo Centro chegaram até o local de transporte coletivo.

O Projeto de Intervenção Temporária faz parte do Programa de Alargamento das calçadas e é baseado no Plano Municipal de Mobilidade. Por enquanto, sem reformas, a ampliação ocorre apenas com a disposição de elementos que valorizam a paisagem e sinalizam a proibição de uso para veículos. “Dois quarteirões ficam com características dos modernos e confortáveis centros de cidades que são referências no mundo, onde a população frequenta cafés, lanchonetes e lojas”, declara o secretário de Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Alberto Fioravante. Secom/Sorocaba(07/03/19)

Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br

comentários

Estúdio Ao Vivo